sábado, 19 de abril de 2008

Como fazer arroz

Por que alguém se daria ao trabalho de ler um texto ensinando como fazer arroz? Arroz, o alimento mais básico da alimentação do brasileiro, simples e fácil de fazer. Simples e fácil para quem sabe. E justamente por ser fácil ninguém se preocupa em ensinar. Vou tentar detalhar o máximo possível, para que seja possível seguir mesmo sem experiência prévia.

Separando os ingredientes

Primeiro, é necessário saber o quanto você vai fazer. Vai parecer pouco, mas o arroz cresce bastante. Supondo que vá fazer para uma ou duas pessoas, separe entre dois e três copos americanos, daquele menor. Usando um copo de requeijão a proporção é mais ou menos a metade. Lave-o usando um escorredor e deixe alguns minutos escorrendo a água.

É necessário alguns dentes de alho e óleo de soja. E antes que eu esqueça, sal. Esqueça o sal e terá uma bela surpresa quando tudo estiver pronto.

Como preparar

A escolha da panela é importante para o arroz. Tem gente que gosta daquele arroz queimadinho do fundo da panela, mas a maioria não. E mesmo que você não deixe queimar nada, em geral o arroz do fundo da panela não é tão bom quanto o que está em cima. Quando você usa uma panela muito grande para fazer pouco arroz, quase todo o arroz fica no fundo. Então, use a menor panela possível sem que vá transbordar.

Escolhida a panela, soque uns dois ou três dentes de alho na panela. Sem mistério, coloque mais ou menos alho se preferir, só vai alterar o sabor. Adicione o óleo de soja e frite o alho até começar a escurecer. Use fogo baixo, ou então vai torrar e ficar preto muito rápido. O objetivo é fritar até ficar mais ou menos marrom.

Quando o alho estiver no ponto, coloque o arroz, que estava escorrendo. Se ainda tiver muita água, ao entrar em contato com o óleo quente vai espirrar, então escorra o arroz direito. Continue mexendo o arroz, a seco mesmo, meio que fritando o arroz também. Não precisa ficar muito tempo, é só dar uma sapecadinha, chega no máximo a escurecer um pouquinho em alguns casos.

Agora coloque água cobrindo todo o arroz e deixando ainda de um a dois dedos (na horizontal!) acima. Eu uso água fria, mesmo sabendo que se você colocar água já quente, cozinha mais rápido. Só costume. Faça o que achar melhor, mas esteja ciente que com água quente, tem que colocar um pouco menos. Aliás, de qualquer jeito, na dúvida coloque MENOS água, pois você pode colocar mais se necessário. Se colocar demais, vai empapar.

Misture o sal agora. Coloque pouco e vá experimentando a água até ficar bom. Comece com pouco, se salgar demais já era. Agora é tampar e esperar. A partir de agora, não mexe mais.

Se você náo usou água quente, agora é hora de colocar uma jarra com água para ferver enquanto o arroz cozinha. Por quê? Porque o cozimento do arroz tem que coincidir com a hora que a água seca. Para saber se a água já secou, use uma colher para abrir um buraco no arroz até o fundo da panela. Se o arroz não cozinhou e a água secou, é só adicionar um pouco da água quente e tampar a panela de novo.

Quando a água secar e o arroz estiver cozido, pronto. Apague o fogo e sirva-se!

Faça diferente

Se você já conseguiu fazer o arroz, ou se tem fluência no assunto, pode tentar algumas coisas diferentes:

  • Use azeite ou manteiga no lugar do óleo de soja para fritar o alho
  • Troque o sal por aqueles tabletes de caldo de carne, ou o que for
  • Caso tenha cozinhado algum legume, como batata ou cenoura, use essa água para fazer o arroz. Além de não jogar fora os nutrientes, a cor e o sabor ficam muito bons. Mas atenção: se essa água já estiver salgada, coloque menos sal, ou simplesmente não ponha.
  • Misture batata ou cenoura picada em pedaços minúsculos ao arroz logo no início, antes de fritar.
  • Coloque o arroz em um recipiente grande e misture com milho, ervilhas, bacon frito bem pequenininho, ou qualquer coisa da sua preferência.

Não deu certo?

Paciência. Costuma demorar mesmo algumas vezes para pegar o jeito. Continue tentando.

Um comentário:

Unknown disse...

Se você colocar água bem quente no começo e fizer do jeito que você falou fica muito bom :)
Estou morando sozinho e posso dizer que já faço arroz quase igual da minha mãe hehe.