sexta-feira, 25 de abril de 2008

Como fazer café

Café solúvel nunca mais! A partir de agora, só café de verdade.

O que é necessário?

  • Água
  • Pó de café uma colher para cada caneca, ou mais ou menos 5 colheres para cada litro d'água
  • Filtro de papel
  • Suporte para filtro de papel
  • Açúcar Depende do gosto, mas em geral entre 1,5 e 2 vezes o que usar de pó
  • Duas leiteiras, ou uma leiteira e um bule, ou dois bules... O importante é ter um para ferver a água e outro para coar o café.

Então como eu faço?

Ponha a água para ferver. Se você usa garrafa térmica, pode fazer uma quantidade grande, ou fazer apenas a medida do que vai tomar. O segundo caso é tanto para quem não tem garrafa quanto para quem gosta de tomar café sempre fresquinho; você faz só o que vai tomar, acaba, e quando quiser de novo, faz outro.

Enquanto a água estiver esquentando, coloque o filtro de papel dentro do suporte, e nele ponha o pó de café. Apóie o suporte no bule, ou no que você tiver para apoiar o suporte e o café cair. Pode ser até na caneca que você vai tomar, se for fazer só para você.

Quando a água estiver quase fervendo (com as pequenas bolhas na borda da leiteira), ou quando começar a ferver, vá despejando devagar a água no pó, no centro, e de forma a atingir todo o pó.

Agora é só adoçar. Você pode adoçar tudo, ou deixar para que cada um adoce sua própria dose (podem ter gostos diferentes, ou querer usar adoçante, etc).

Variações

Tem gente que usa coador de pano no lugar do filtro de papel. O processo é o mesmo, mas existem alguns cuidados a serem tomados, principalmente em relação à higiene (já que é um coador que será usado muitas e muitas vezes). Além disso, quando você compra deve fervê-lo em água com açúcar e pó de café para tirar o gosto do tecido. Eu não uso, então não sei bem o processo exato. Acho que os filtros de papel são dinheiro bem gasto.

Existe também quem faça café misturando o açúcar na água antes de ferver, ou até mesmo o pó. Também nunca fiz, então não sei o que muda. Mas é provável que sua mãe, sua avó ou alguém da sua família faça assim. Se você souber como é (ou vier a descobrir como), colabore deixando um comentário.

Nenhum comentário: